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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EFICIÊNCIA DO SIGNO EMPRESARIAL E AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DO CAMPO DO DESIGN Autor: MARCELO VIANNA LACERDA DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9038
Catalogação: 22/09/2006 Liberação: 22/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9038@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9038
Resumo:
Título: A EFICIÊNCIA DO SIGNO EMPRESARIAL E AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DO CAMPO DO DESIGN Autor: MARCELO VIANNA LACERDA DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 9038
Catalogação: 22/09/2006 Liberação: 22/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9038@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9038
Resumo:
Ao se olhar para o logotipo ou o símbolo gráfico - signo
empresarial - de
um empreendimento qualquer, sempre surgem interrogações.
Seja o signo ainda
desconhecido, seja ele familiar, há de se perguntar o que
esta forma está por
representar ou o que a levou a ser escolhida, para que
continue a representar a
empresa a que se refere. Em ambos os casos, o que inspira
o questionamento é: o
que faz um signo visual ser eficiente? Desde que a marca
assumiu uma
importância indiscutível no mundo empresarial, se discute
a força que a
representação gráfica da empresa exerce, possibilitando
identificar o negócio e
realizar o incremento das vendas dos produtos a ela
associados. O propósito
deste trabalho é apresentar o entendimento de como um
signo empresarial atinge
esta eficiência, fazendo-nos compreender que isto não está
na sua configuração,
mas lhe é conferido a partir de um campo simbólico de
produção - o campo do
design. São aqui considerados W.J.T. Mitchell, autor que
contempla aspectos do
funcionamento de uma imagem, e fundamentalmente, Pierre
Bourdieu, que
explicita, por meio da teoria de produção em campos
simbólicos, a maneira
pela qual um bem simbólico - uma imagem - alcança o
reconhecimento como
legítimo. A partir desta articulação, é possível
compreender que a eficiência do
signo empresarial depende de uma legitimação, produzida
nas relações entre as
diversas instâncias desse campo autônomo do design; ao
contrário da crença
dos designers.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |