$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTUDO DOS CONSTRANGIMENTOS FÍSICOS E MENTAIS SOFRIDOS PELOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS URBANO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELISANGELA AZEVEDO VIANA GOMES DA COSTA

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 9036
Catalogação:  22/09/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9036@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9036@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9036

Resumo:
Este estudo procurou conhecer melhor a vida profissional dos motoristas de ônibus urbano da cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente, fez-se um apanhado histórico sobre o ônibus e o posto de trabalho deste profissional. Em seguida, relatou-se sobre os custos humanos, físicos e psíquicos envolvidos no desempenho desta atividade. Uma problematização, como parte da Apreciação Ergonômica foi realizada para levantar os principais problemas dos motoristas em seus postos de trabalho. Foram sujeitos do estudo os motoristas de uma empresa de ônibus sediados no município do Rio de Janeiro. A hipótese levantada foi de que os movimentos repetitivos levam o motorista de ônibus a adquirir uma postura inadequada, podendo ocasionar constrangimentos físicos permanentes, que podem levar a insatisfação com o exercício profissional. Uma avaliação postural foi realizada, aliada a aplicação de questionários que tentavam avaliar as reações emocionais, distúrbios de pensamento, mudanças de comportamento; reações positivas e sensações e atenção dos motoristas durante sua atividade, objetivando comprovar a hipótese estabelecida. A hipótese foi comprovada, no que diz respeito a mudança de postura: a maior parte dos motoristas avaliados tem o ombro direito deprimido em relação ao esquerdo, a cabeça inclinada para a esquerda, anteriorizada, e sentem dores nestas partes do corpo. Por outro lado, os motoristas afirmam lidar muito bem com seu trabalho, e cerca de 98% dos entrevistados responderam que gostam de seu trabalho. O fato dos motoristas gostarem do que fazem minimiza os desgastes psicológicos da profissão, mas não consegue abrandar os problemas físicos causados por ela.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui