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Coleção Digital
Título: O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIANA MAIA SIMONI
Colaborador(es): HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 9033
Catalogação: 21/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9033
Resumo:
Título: O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIANA MAIA SIMONI
Colaborador(es): HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 9033
Catalogação: 21/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9033
Resumo:
O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção
teatral propõe um
olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo
em movimento Os
sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha
realizada por José Celso
Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de
resistência do Teatro
Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do
Bixiga, em São Paulo,
focaliza a encenação de Os sertões como metáfora
estratégica de reivindicação da
construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald
de Andrade -
contaminando o projeto de criação de uma
Universidade Popular Brazyleira
Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto
Bixigão´. Além da ótica
sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda
A luta acentuando a
materialidade e performatividade do espetáculo e seus
efeitos de presença,
propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e
sentidos alternativos
que permitem lidar com experiências teatrais na
contemporaneidade,
freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo
com pressupostos
teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura
empírica, a partir das
contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o
espetáculo teatral
como ação situada não apenas no sistema teatral e
artístico atual, mas como ação
complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão
exploradas também as
premissas teóricas e experiências práticas do teórico da
cultura Hans Ulrich
Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer.