$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO SEMÂNTICO-ENUNCIATIVO DA MODALIDADE EM ARTIGOS DE OPINIÃO
Autor: JANETE DOS SANTOS BESSA NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9025
Catalogação:  19/09/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9025@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9025@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9025

Resumo:
Apresenta-se, neste trabalho, um estudo semântico- enunciativo da modalidade, através da explicitação das operações subjacentes à construção de marcadores modais dos enunciados. Para a descrição e explicação desses marcadores, foram selecionados dois corpora de enunciados de artigos de opinião publicados em jornais brasileiros e portugueses. Um deles se destinou à explicitação das operações e o outro, à análise do percurso modal. A abordagem teórico-metodológica adotada foi da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, do francês Antoine Culioli. Para esse quadro teórico, modalidade (ou valor modal de um enunciado) corresponde ao resultado da localização abstrata da relação predicativa (ou proposição) em relação ao parâmetro sujeito da enunciação, identificado por S0. Essa operação vai caracterizar o ponto de vista de S0 sobre aquilo que enuncia, assumindo o conhecimento construído ou dele se distanciando, dependendo do valor modal que lhe vai atribuir. A partir desse postulado, e das regularidades observadas, propõe-se, nesta investigação, um enfoque que caracteriza de forma mais ampla e generalizada os valores modais construídos em enunciados de artigos de opinião. Evidencia-se, como resultado, que o artigo de opinião se modaliza, nos dois tipos de jornalismo - no brasileiro e no português - de forma muito semelhante, e o percurso modal, construído nos artigos analisados, pode ser identificado em dois macroplanos: o validado e o validável. No domínio do validado, temos enunciados no âmbito do constatado, assumido e/ou apreciado, por S0, autor do artigo. Esse plano corresponde a um juízo de valor através do qual S0 constata a existência de um estado de coisas. Já no domínio do validável, constroem-se enunciados em que S0 propõe a solução para o problema, ou seja, uma nova perspectiva para o estado atual, apresentado no domínio do validado. Há nesse plano, assim, não a constatação de um estado de coisas, mas o desejo de construção de um estado de coisas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui