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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A TOTALIDADE ENCANTADA: NATUREZA, CIÊNCIA E ARTE EM ALEXANDER VON HUMBOLDT Autor: LUCIA RICOTTA VILELA PINTO BRANDO PEDRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9023
Catalogação: 19/09/2006 Liberação: 19/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9023@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9023@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9023
Resumo:
Título: A TOTALIDADE ENCANTADA: NATUREZA, CIÊNCIA E ARTE EM ALEXANDER VON HUMBOLDT Autor: LUCIA RICOTTA VILELA PINTO BRANDO PEDRAS
Nº do Conteudo: 9023
Catalogação: 19/09/2006 Liberação: 19/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9023@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9023@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9023
Resumo:
O objetivo dessa tese foi verificar o uso da linguagem
literária nas obras
científicas Ansichten der Natur e Kosmos de Alexander von
Humboldt (1769-
1859). A hipótese consistiu em salientar a importância do
tratamento estético da
linguagem para a configuração de certa noção e prática de
ciência. Considerando a
permanente preocupação de Humboldt em nunca reduzir a
ciência ao seu caráter
descritivo e tecnicamente operacional, constatamos o
predomínio de um
conhecimento antropologicamente fundamentado. Isso nos
permite considerar, a
partir do aproveitamento estético-simbólico dos assuntos
científicos, os vários
colapsos que irão sendo instaurados entre
consciência/imaginação, ciência/magia,
conceito/intuição, conhecimento/mistério, aparência
física/significado ideal,
real/ideal, subjetivo/objetivo. Argumentamos ainda que as
condições de percepção
e experiência transformam, aqui, os resultados das
apreensões. As prerrogativas
do Standpunkt da cosmovisão e outras formas de mediação,
como a viagem, a
saída e o retorno a si, resguardam a impressão de
totalidade, num mundo cada vez
mais desintegrador. Em suma, a ciência de Humboldt sendo
linguagem e estando,
portanto, preservada na forma de seu efeito moral, revela
a possibilidade de
reintegração de espírito e Natureza, sem contudo
transformá-los numa unidade
indissolúvel. Considerado como ciência poética, e em
virtude da harmonia que
promove, o conhecimento de Humboldt confere ao empírico um
começo, uma
direção que vai precisamente significar a retomada
idealista/ transcendental do
mundo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES |