As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APELOS QUE FALAM AO CORAÇÃO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO REVELADOR DE ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA EVIDENCIADOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO E SUA APLICABILIDADE EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANE SILVA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 9013
Catalogação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9013
Resumo:
Título: APELOS QUE FALAM AO CORAÇÃO: O DISCURSO PUBLICITÁRIO REVELADOR DE ASPECTOS DA CULTURA BRASILEIRA EVIDENCIADOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO E SUA APLICABILIDADE EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANE SILVA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 9013
Catalogação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9013@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9013
Resumo:
Dada a importância dos meios de comunicação de massa na
sociedade
contemporânea, torna-se evidente a existência de um mundo
que é fortemente
marcado pela influência da propaganda. No tocante ao
ensino de PL2E, acredita-se
que o uso de textos publicitários como material didático
poderia facilitar a
compreensão de como os falantes de português se relacionam
com os outros e com o
mundo. Em outras palavras, possibilitaria ao aprendiz de
PL2E conhecer o sistema de
valores que impregna o sistema lingüístico. Outrossim,
permitiria ao aluno um
confronto com um outro recorte do real e sobretudo com um
recorte em unidades de
significação providas de uma grande carga afetiva.
Considerando que nenhuma
manifestação lingüística é neutra, assume-se que o apelo à
emoção, à família, à
cordialidade, aspectos marcantes da cultura brasileira,
também não o seja. Lançar
mão de elementos tão marcantes na cultura brasileira não é
um ato inocente. Sabe-se
que os anunciantes não querem apenas informar o
consumidor, mas sobretudo
persuadi-lo, convencê-lo da necessidade e importância de
adquirir determinado
produto. Acredita-se, portanto, que, lançando mão desses
traços relevantes na nossa
cultura, sua missão de seduzir o consumidor brasileiro se
torne bem mais fácil.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |