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Coleção Digital
Título: ENTREVISTAS COM O ASSISTENTE SOCIAL: IDENTIDADE, DOENÇA E ESTIGMA EM UMA ENFERMARIA DE ADOLESCENTES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SONIA MARIA DE SOUZA ROSAS
Colaborador(es): LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 9012
Catalogação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9012@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9012@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9012
Resumo:
Título: ENTREVISTAS COM O ASSISTENTE SOCIAL: IDENTIDADE, DOENÇA E ESTIGMA EM UMA ENFERMARIA DE ADOLESCENTES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): SONIA MARIA DE SOUZA ROSAS
Colaborador(es): LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 9012
Catalogação: 18/09/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9012@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9012@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9012
Resumo:
A tese Entrevistas com o assistente social - identidade,
doença e
estigma em uma enfermaria de adolescentes investiga a
construção de
identidades de três adolescentes atendidos em um hospital
público do Rio de
Janeiro. Foram analisadas entrevistas de assistentes
sociais com esses
adolescentes e suas mães. Buscou-se observar como os
sentidos da doença, ou
de suas conseqüências, relacionam-se com as construções
identitárias em
situação de interação face-a-face, a partir de categorias
como posicionamento,
alinhamento, enquadres interativos, pistas de
contextualização e narrativa.
Ancorando-se na Sociolingüística Interacional, a análise
assume uma
perspectiva interdisciplinar, com a utilização de
conceitos de outras áreas das
Ciências Humanas e Sociais, tais como a Psicologia Social
e Estudos Culturais
Foi observado como, em suas falas, os pacientes-
adolescentes e suas mães
lidam com as diferenças físicas e sociais a partir das
enfermidades que esses
adolescentes têm ou tiveram. Observamos também como, tendo
em foco tais
marcas, diferentes identidades dos adolescentes se
constroem, em função de
diferentes relações com o estigma. Assim, identidades e
sentidos das doenças
se constroem localmente, durante e pela situação de
interação com os
assistentes sociais. Acreditamos que a análise da
construção do estigma, ao se
valer das noções de posicionamento e alinhamento,
contribui para os estudos
do discurso, que investigam a relação entre linguagem,
identidade e sociedade.
Por outro lado, ao focalizar a questão do estigma,
acreditamos também estar
contribuindo para as discussões sobre o atendimento a
adolescentes oriundos
de classes populares, com dificuldades para integrar-se na
sociedade, em
conseqüência das marcas deixadas por alguma enfermidade.