As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES IN THE DISCOURSE OF TEACHERS, STUDENTS AND THE SCHOOL BOARD IN A PUBLIC INSTITUTION FOR BASIC EDUCATION Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELAINE SOUZA DA SILVA
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 8996
Catalogação: 12/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8996
Resumo:
Título: THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES IN THE DISCOURSE OF TEACHERS, STUDENTS AND THE SCHOOL BOARD IN A PUBLIC INSTITUTION FOR BASIC EDUCATION Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ELAINE SOUZA DA SILVA
Colaborador(es): TANIA MARA GASTAO SALIES - Orientador
Número do Conteúdo: 8996
Catalogação: 12/09/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8996
Resumo:
The construction of identities in educational contexts has
been the focus of
many contemporary studies (eg. Fairclough,1995;
Kamaravadivelu,1999;
Kleiman, 2001; Moita Lopes, 1999). Such research has
focused on interaction
between teachers and students, observing and analyzing
discursive identities
projected along the teaching-learning process, in a
classroom context. However,
the discursive identities projected by the school board do
not emerge in this
context. This study fulfills such a gap, investigating how
teachers, students and
the school board construct their discursive identities in
a context other than the
classroom. To do so, it conducts ethnographic
microanalysis (Erickson,1996) on
data obtained by questionnaires, narratives and
exploratory practice, within a
qualitative paradigm. The categories of analysis are from
Systemic-Functional
Grammar (Halliday, 1985 and 1994), namely the transitivity
system and modality,
and they have been undertaken from the critical
perspective of pedagogical
discourse analysis (Fairclough, 1995; Giroux, 1997). The
results have indicated
that the identity discursively projected by the school
board fits the management
and control discourse (Giroux,1997), corroborating the
board´s institutional role.
On the other hand, teachers and students project
identities that fit the relevance
and integration discourse. In addition, results have
revealed that affect is
implicitly used as a negotiation strategy.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |