$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REDAÇÃO DE VESTIBULAR SUJEITOS E ENSINO EM PRÉ-VESTIBULARES NOTURNOS DE RECIFE
Autor: RENAN LUIZ DE FREITAS
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8884
Catalogação:  23/08/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8884@2

Resumo:
Esta pesquisa investiga o ensino de produção de texto em cursos pré-vestibulares noturnos de três unidades particulares de ensino do Recife. O objetivo geral é confrontar o ensino de redação com a heterogeneidade dos sujeitos que procuram esses cursos. Os específicos são, primeiro, comparar o ensino nas três unidades e, segundo, observar se tal ensino favorece a que os sujeitos possam produzir textos competitivos, nos quais também se apresentem como autores de sua produção (PILAR, 2005, POSSENTI, 1999; BRONCKART, 1999). Trata-se de uma pesquisa de campo e documental. Das unidades de ensino, recolhemos dois tipos de documentos: as fichas de matrícula dos sujeitos e as fichas de aula, sobre os quais será desenvolvida nossa análise. Das fichas de matrícula, colhemos traços possíveis do perfil socioeconômico dos sujeitos, a fim de observar se o ensino de redação poderia reconhecer a heterogeneidade de perfis que chegam à sala de aula. Das fichas de aula, buscamos observar se o método de ensino ali representado pelos conteúdos e encaminhamentos poderia subsidiar o aluno na produção de um texto compatível com as expectativas das comissões de vestibular e se possibilitariam que os sujeitos se inscrevessem como autores de seus textos no sentido do que defende Pilar (2005), por exemplo. Os resultados apontam para problemas estruturais (administrativos, recursos humanos, metodológicos, recursos didáticos) como empecilhos para a atenção à heterogeneidade. Em função disso, não se promove produção de texto, nem um ensino efetivo, processual e progressivo, que atenda aos diferentes perfis de sujeitos. Como fatores positivos, observamos que as atividades focam o texto como ponto de partida e as intervenções meramente metalingüística têm perdido espaço na sala de aula. Além disso, vêem-se, embora de maneira incipiente, atividades em que se escolarizaram contribuições científicas importantes no que tange ao ensino da produção textual. Em resumo, constata-se que o ensino de produção textual em pré- vestibulares exige, primeiro, uma mudança na forma de conceber seu público alvo e, depois, uma urgente absorção do que a Ciência tem produzido a respeito de se atingir as individualidades. Acreditamos que, dotando os sujeitos do domínio do discurso escrito argumentativo, abem-se mais chances para a sua ascensão e a sua inclusão no acervo cultural herdado e no sistema de atividades cada vez mais permeado e organizado por gêneros de textos escritos e orais (BAZERMAN, 2005; GNERRE, 1998; OLSON, 1997).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui