$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE FALHAS EM HIDROGENADORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA HELENA TELES DE AZEVEDO DO COUTTO

Colaborador(es):  GERALDO FERNANDO GUIDACCI DA SILVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 8836
Catalogação:  16/08/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8836@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8836@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8836

Resumo:
Estudos sobre diagnóstico precoce de falhas em hidrogenadores vêm sendo realizados por várias empresas do setor elétrico brasileiro, visando o estabelecimento de uma nova estratégia de manutenção destas máquinas, de forma a reduzir custos de manutenção e operação, bem como aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. Este trabalho tem por finalidade apresentar um Sistema Especialista para diagnóstico precoce de falhas eletromecânicas em hidrogenadores. O método de diagnóstico proposto baseia-se na análise de vibrações observadas no eixo da máquina. As informações de vibração são tratadas, essencialmente, através do seu aspectro de freqüência (Transformada de Fourier do sinal no tempo). Outras informações adicionais também são utilizadas pelo Sistema para o refinamento do diagnóstico final a ser obtido. O Sistema Especialista desenvolvido, denominado DIAGH, utiliza um Banco de Conhecimento que foi constituído a partir de informações heurísticas obtidas através de relatos de especialistas, que conseguiram estabelecer o relacionamento de certas freqüências encontradas em tais aspectros, com falhas ocorridas em hidrogenadores. O Sistema DIAGH foi testado, utilizando-se dados reais obtidos a partir de uma das unidades geradoras da usina de Porto Colômbia pertencentes à FURNAS Centrais Elétricas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui