$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: OTIMIZAÇÃO DE PLANOS DE FREQÜÊNCIA EM REDES DE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NELSON MALAGUTI DE SOUSA

Colaborador(es):  RAIMUNDO SAMPAIO NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 8826
Catalogação:  14/08/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8826@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8826@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8826

Resumo:
A otimização de planos de freqüência de transponders em redes de comunicação por satélite é extremamente útil para se alcançar um utilização eficiente da órbita geoestacionária e dos recurso do espectro de freqüência. Devido ao crescente desenvolvimento de sistemas de comunicação por satélite, o número de satélites geoestácionários vem aumentando rapidamente. Isto torna a separação angular entre os satélites cada vez menor e conseqüentemente a interferência co-canal entre sistemas que utilizam a mesma faixa de freqüências tem impactado cada vez mais o projeto e operação de sistemas de comunicação por satélite. Torna-se então cada vez mais necessário o desenvolvimento de técnicas que permitam a redução desta interferência intersistema possibilitando assim acomodar o maior número possível de satélites na órbita geoestacionária mantendo os níveis de interferência dentro de critérios estabelecidos por organismos internacionais. O rearranjo de planos de freqüência é considerado uma técnica eficiente para aplicação em situações práticas. Torna-se, assim, cada vez mais importante o desenvolvimento de métodos sistemáticos e correspondentes algoritmos práticos para a otimização de planos de freqüência de uma maneira eficiente e automática. Na idéia básica enfocada aqui é a de se fazer um rearranjo dos planos de freqüência de tal forma que a maior interferência co-canal seja minimizada, considerando-se todas as portadoras dos sistemas-satélite envolvidos. Com este objetivo, foram examinados neste trabalho dois modelos distintos para se fazer o rearranjo dos planos de freqüência. O modelo dito bidimensional otimiza a distribuição das portadoras de um determinado plano considerando que as distribuições das portadoras de outros planos são mantidas fixas. Já o modelo dito tridimensional otimiza as distribuições das portadoras de dois planos simultaneamente considerando as distribuições dos demais planos fixas. Os resultados indicam um performance superior do modelo tridimensional tendo sido obtidos níveis mais reduzidos de interferência em comparação com o modelo bidimensional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui