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Coleção Digital
Título: O BRINCAR E A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): TACIANA MARIA DE VASCONCELOS BRISSANT
Colaborador(es): MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 8806
Catalogação: 06/08/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@2
Resumo:
Título: O BRINCAR E A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP Autor(es): TACIANA MARIA DE VASCONCELOS BRISSANT
Colaborador(es): MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 8806
Catalogação: 06/08/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@2
Resumo:
A proposta deste trabalho é lançar sobre a clínica
fonoaudiólogica, novas perspectiva de se trabalhar a
linguagem da criança com o brincar, respaldada nos
estudos de teóricos da Psicologia, da Psicanálise e da
Fonoaudiologia e fundamentada nos estudos de De Lemos sobre
aquisição da linguagem e de estruturação do sujeito. O
interesse pelo tema surgiu através do encantamento
pela utilização do brincar em minha prática clínica,
observando a relação direta com a evolução dos casos
atendidos. Para tanto, tomamos como base um estudo
de caso de uma criança com atraso de linguagem, cujas
produções lingüísticas foram registradas e analisadas.
Constatou-se através da análise deste caso, que o
brincar ocupa um lugar significativo no processo de
aquisição da linguagem e que a perspectiva teórica adotada
possibilita estudar as particularidades da fala da
criança na sua relação com a língua e com o outro. Sugere-
se que novas investigações sejam realizadas tanto em
fonoaudiologia, quanto em aquisição da linguagem, com o
intuito de aprofundar os conhecimentos referentes ao
processo de aquisição da linguagem da criança, valorizando
as conquistas e a singularidade de cada sujeito.
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NA ÍNTEGRA |