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Título: O BRINCAR E A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
Autor: TACIANA MARIA DE VASCONCELOS BRISSANT
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  MARIA DE FATIMA VILAR DE MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8806
Catalogação:  06/08/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8806@2

Resumo:
A proposta deste trabalho é lançar sobre a clínica fonoaudiólogica, novas perspectiva de se trabalhar a linguagem da criança com o brincar, respaldada nos estudos de teóricos da Psicologia, da Psicanálise e da Fonoaudiologia e fundamentada nos estudos de De Lemos sobre aquisição da linguagem e de estruturação do sujeito. O interesse pelo tema surgiu através do encantamento pela utilização do brincar em minha prática clínica, observando a relação direta com a evolução dos casos atendidos. Para tanto, tomamos como base um estudo de caso de uma criança com atraso de linguagem, cujas produções lingüísticas foram registradas e analisadas. Constatou-se através da análise deste caso, que o brincar ocupa um lugar significativo no processo de aquisição da linguagem e que a perspectiva teórica adotada possibilita estudar as particularidades da fala da criança na sua relação com a língua e com o outro. Sugere- se que novas investigações sejam realizadas tanto em fonoaudiologia, quanto em aquisição da linguagem, com o intuito de aprofundar os conhecimentos referentes ao processo de aquisição da linguagem da criança, valorizando as conquistas e a singularidade de cada sujeito.

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