XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: READING WITH PHYSICIANS: THE EDUCATION OF SENSIBILITY THROUGH AESTHETICS Autor: TEREZINHA DE FATIMA SANCHES BUSSAD
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 8795
Catalogação: 09/08/2006 Liberação: 09/08/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8795@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8795@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8795
Resumo:
Título: READING WITH PHYSICIANS: THE EDUCATION OF SENSIBILITY THROUGH AESTHETICS Autor: TEREZINHA DE FATIMA SANCHES BUSSAD
Nº do Conteudo: 8795
Catalogação: 09/08/2006 Liberação: 09/08/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8795@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8795@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8795
Resumo:
Reading with physicians: the education of sensibility through aesthetics. This work is the theoretical base of an original practice for the literature course and the medical course developed in the period of 2001 to 2003 at the Roraima Federal University. The project presents the possibilities of a transdisciplinarily
dialogue among Literature, Medicine and Arts with a special regard to the fine arts, adding a new dimension: the learning based on the review of disease and suffering by the Arts and the Literature,
since these are speakers for the human emotions, morbid or hopeful, with a deep connection with the
pathologic manifestations and the human condition universe. The Project fundament is the reading and interpretation of artistic and literary text collection that could be related the medical practice searching
through the arts and aesthetics to increase the academics perception about the sciences, humanities and arts relationship, stimulating the reflection on the physician s role in the bio-psicosocial-environmental context. This study surpasses the disciplinary boundaries, to show how hybrid is the knowledge of the disease universe.
The Edgar Morin s
theory of the dual existence - Homo sapiens - Homo demens,
is the fundament for
our approach in recollecting the demens characteristics to
find a relationship
between the inter-subjective manifestations of the subject-
patient-physician that
ultimately represents the sapiens aspect.