As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
Colaborador(es): DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Número do Conteúdo: 8755
Catalogação: 31/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
Resumo:
Título: A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
Colaborador(es): DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Número do Conteúdo: 8755
Catalogação: 31/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
Resumo:
A dissertação discute a relação existente entre o
videodesign e a cultura pósmoderna,
através da análise da linguagem visual das vinhetas da
MTV. Porém, há
também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as
vinhetas estão imersas,
com referências à história, à programação, aos cenários,
aos comerciais, aos
videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de
destaque na reprodução das
manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da
indústria cultural,
tendo como principal audiência o jovem, que costuma
consumir diversas
mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus
clipes exibidos pela
emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem
visual de vanguarda,
expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo
a atenção de seu
jovem público, ávido por novidades que são descartadas
de modo contínuo,
estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de
criação do
videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso
maciço do computador,
através de programas de edição e manipulação de imagens,
faria com que esse
profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de
determinadas
características da cultura pós-moderna, enquanto
desenvolve as vinhetas que serão
exibidas para milhares de pessoas através da televisão,
que é um meio de
comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós-
moderna, como a
fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o
pastiche, a globalização, a
compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o
consumismo generalizado,
dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e
relacionados à linguagem
visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos
legítimos do videodesign.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |