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Título: PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA: TRABALHO, SABERES E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
Autor: HILDA APARECIDA LINHARES DA SILVA MICARELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8721
Catalogação:  24/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8721@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8721

Resumo:
Esta tese tem por objeto a docência e os saberes de professores da pré-escola. Propõe-se a compreender como os processos de construção e circulação desses saberes, articulados a aspectos históricos e institucionais, revelam a construção de identidades de professores da educação infantil. Assumindo que o saber docente é sempre um saber para o outro, que se explicita nas relações interpessoais, mediadas pela linguagem, esta tese busca, na voz de professores da pré-escola, os sentidos dessa profissão, que vem se construindo no paradoxo da afirmação e da negação e na tensão entre os discursos que historicamente vêm construindo uma identidade do professor de educação infantil e a percepção desses profissionais sobre sua docência. As análises desenvolvidas neste estudo se apóiam no material empírico produzido ao longo de pesquisa de campo, realizada em três Escolas Municipais de Educação Infantil da rede pública municipal de Juiz de Fora, e na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin. A partir dessas análises foi possível compreender os saberes dos professores da educação infantil amalgamados a partir de alguns saberes de referência, como o saber brincar, saber narrar e saber acolher. Esses saberes, construídos na vivência do tempo numa dimensão fenomenológica, não encontram espaços para sua afirmação e circulação nos contextos institucionais, marcados pela fragmentação do tempo e das relações interpessoais, o que tem repercussões no modo como esses sujeitos constroem suas identidades profissionais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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