$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: SOBRE A ANÁLISE DE DADOS GLIM: MODELAGEM DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE ANTONIO DA SILVA REIS

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 8705
Catalogação:  19/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8705@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8705@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8705

Resumo:
O objetivo desta dissertação é modelar o consumo mensal de utensílios elétricos para fins residenciais em Juiz de Fora por um modelo linear generalizado e comparar os resultados obtidos com os de um modelo clássico de regressão. Para estimar os parâmetros em ambos os casos, foi o software GLIM (Generalized Linear Interactive Models), desenvolvido. Para esta finalidade foi usada uma matriz de dados extraída de uma pesquisa realizada junto a 593 domicílios no Município de Juiz de Fora, MG. Destes, alguns foram excluídos por apresentarem valores discrepantes o que poderia distorcer os resultados do modelo, levando a conclusões errôneas. O corpo desta dissertação consta de uma introdução sobre os problemas do aumento pela demanda de energia elétrica no Brasil e no mundo e as soluções propostas para contornar os problemas resultantes deste aumento através do gerenciamento pelo lado da demanda. Existe alguma literatura a respeito destes trabalhos, sendo que no Brasil o mais conhecido é um trabalho desenvolvido por LINS, Marcos Estelita Pereira em 1989, realizado com 10818 domicílios em todo o Brasil. Neste trabalho supôs-se que o consumo residencial mensal que é a variável resposta do modelo tem distribuição normal, utilizando-se o método dos mínimos quadrados ordinários para a estimação dos parâmetros. Nesta dissertação, foi utilizado um modelo linear generalizado que, se considerar a variável resposta normalmente equivale a um processo clássico de regressão linear. Os resultados da função desvio e da estatística de Pearson generalizada indicaram que deve-se utilizar a distribuição gama de probabilidades para o consumo uma vez que os dados exibem uma ligeira assimetria positiva. Devido às condições da matriz de dados que apresenta algumas colunas com muitos valores nulos para alguns utensílios, recomenda- se que o processo seja repetido para uma matriz mais completa. As diferenças encontradas para uma distribuição normal e uma distribuição gama somente foram significativas para os valores da função desvio e da estatística generalizada de Pearson. Os coeficientes de explicação nos dois casos, são praticamente iguais em condições semelhantes, provavelmente porque a assimetria positiva na variável resposta seja muito pequena. A dissertação é concluída recomendo o emprego dos modelos lineares generalizados por serem mais flexíveis que os modelos clássicos e o emprego do software GLIM para implementar o processo de estimação dos parâmetros dos mesmos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui