$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MODELO BAYESIANO PARA ESTIMAR AS CONTRIBUIÇÕES INDIVIDUAIS DE APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS NO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIS ALBERTO NAVARRO HUAMANI

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 8691
Catalogação:  19/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8691@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8691@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8691

Resumo:
Esta dissertação investiga a utilização do Modelo de Regressão Multivariada Seemingly Unrelated sob uma perspectiva Bayesiana, na estimação das curvas de carga dos principais eletrodomésticos. Será utilizada uma estrutura de Demanda Condicional (CDA), consideradas de especial interesse no setor comercial e residencial para o gerenciamento pelo lado da demanda (Demand Side Management) dos hábitos dos consumidores residenciais. O trabalho envolve três partes principais: uma apresentação das metodologias estatísticas clássicas usadas para estimar as curvas de cargas; um estudo sobre Modelos de Regressão Multivariada Seemingly Unrelated usando uma aproximação Bayesiana. E por último o desenvolvimento do modelo num estudo de caso. Na apresentação das metodologias clássicas fez-se um levantamento preliminar da estrutura CDA para casos univariados usando Regressão Múltipla, e multivariada usando Regressão Multivariada Seemingly Unrelated, onde o desempenho desta estrutura depende da estrutura de correlação entre os erros de consumo horário durante um dia específico; assim como as metodologias usadas para estimar as curvas de cargas. No estudo sobre Modelos de Regressão Multivariada Seemingly Unrelated a partir da abordagem Bayesiana considerou-se um fator importante no desempenho da metodologia de estimação, a saber: informação a priori. No desenvolvimento do modelo, foram estimadas as curvas de cargas dos principais eletrodomésticos numa abordagem Bayesiana mostrando o desempenho da metodologia na captura de ambos tipos de informação: estimativas de engenharia e estimativas CDA. Os resultados obtidos avaliados pelo método acima comprovaram superioridade na explicação de dados em relação aos modelos clássicos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui