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Coleção Digital
Título: MODELAGEM DE COMPOSIÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): DIVA DE SOUZA E SILVA
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - Coorientador
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 8668
Catalogação: 12/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8668
Resumo:
Título: MODELAGEM DE COMPOSIÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): DIVA DE SOUZA E SILVA
Colaborador(es): RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - Coorientador
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 8668
Catalogação: 12/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8668
Resumo:
O desenvolvimento de conteúdos instrucionais utilizando
as novas tecnologias de informação é um processo caro, demorado e
complexo, que aponta para o estabelecimento de novas metodologias. É neste
contexto que surge o conceito de Objeto de Aprendizagem (LO), cujo enfoque
está em promover a
reutilização do conteúdo. Entretanto, ao considerar o
reuso de conteúdo, também
se observa uma necessidade de seqüência - lo para formar
conteúdos mais
elaborados ou mais complexos. Nesta tese adota-se uma
estratégia de representar
LOs cada vez menores, representando separadamente
conteúdo
e prática, aqui
denominados Objetos Componentes (OCs). Para a
estruturação
do conteúdo,
adaptou-se uma proposta já existente e definiu-se um
esquema conceitual
adequado à representação de atividades (ou práticas) de
aprendizagem. Com vista
à composição dos OCs, foi igualmente definido um esquema
conceitual
envolvendo conteúdos e práticas. Assim, com base em um
algoritmo de
seqüenciamento de OCs, um professor pode compreender
melhor a forma de
implementar um objeto complexo, como uma aula ou um
curso,
reduzindo erros e
eventuais omissões na implementação da solução. Este
seqüenciamento deve
seguir uma metodologia e deve ser especificado de modo
não
ambíguo. É neste
contexto que também é apresentada uma linguagem para
especificação de
seqüências de objetos de aprendizagem, com uma sintaxe
adequada à descrição
das possíveis formas de seqüenciamento de LOs.
Finalmente,
descreve-se um
estudo de caso ilustrando a utilização dos esquemas
conceituais desenvolvidos, do
algoritmo proposto e da linguagem de especificação de
seqüências OCs.