$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MODELO PARA LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
LUCIANO REIS DA SILVEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 8656
Catalogação:  10/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8656

Resumo:
As necessidadeS de ganhos de escala para diluir custos fixos de produção, aliadas a grande segmentação e criação de novos mercados faz com que cada vez mais seja preciso produzir em quantidades maiores e vender em quantidades menores; Pressões para para redução de estoques, de produtos acabados e insumos em todos os elos da cadeia; Localização do centro produtor cada vez mais distante do centro consumidor, em função de benefícios fiscais, de infra-estrutura e respeito ao meio-ambiente, fazem do conceito centro de distribuição um dos tópicos mais importantes no gerenciamento da cadeia logística de qualquer empresa, e matéria obrigatória na literatura sobre as várias formas de implementação, e a viabilidade econômica de tais alternativas como forma de agregar valor ao negócio. Independente do modelo a ser adotado, é questão relevante a sua localização. E esta contempla variáveis como o custo de distribuição em função das distâncias ao centro consumidor e centro produtor; custos do estoque e manuseio em função do giro previsto, custos fixos de operação fabris e de armazém, além da necessidade de previsão e dispersão da demanda do item a ser distribuído. Outras variáveis que precisam ser contempladas na prática são as questões tributárias, disponibilidade / qualificação de mão de obra, equipamentos de transporte e questões mercadológicas envolvendo o produto e o consumidor a ser atingido. Escolheu-se uma técnica especifica e facilmente executável em softwares comerciais para cada classe de problemas: Modelo de previsão de vendas - foi desenvolvido um modelo de regressão dinâmica e utilizado o software FORECAST MASTER ; Algoritmo de caminho mais curto para cálculo do custo de distribuição - foi implementado o Algoritmo de Djkstra de caminho mais curto; Modelo para localização e tamanho dos centros de distribuição - foi desenvolvido um modelo de programação inteira mista utilizando o algoritmo de Branch and Bound, implementando no software OSL. Com o intuito de avaliar a performance frente a outras técnicas existentes são vistos sucintamente técnicas de alisamento exponencial (Holt-Winters), o método de Box e Jenkins, com relação ao cálculo de distâncias, os algoritmo de caminho mais curto de Fran Out, formulação como problema de fluxo em redes - cálculo dofluxo de custo mínimo; Em relação ao modelo matemático de localização, um modelo de programação inteira alternativo que é a utilização de plano de cortes. Todas as técnicas foram aplicadas aos dados de uma empresa de bens de consumo de abrangência nacional, cuja distribuição dá-se através de distribuidores de distribuidores independentes que compram os produtos e os retiram nas fábricas produtoras, para posterior revenda aos pontos de venda ao consumidor final, como supermercados, lanchonetes, postos de gasolina, bares, etc. Este estudo serviu como ferramenta prática na tomada da decisão da companhia de localizar seus centros de distribuição.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
APÊNDICES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui