$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: THE MODERN FORMS OF BRAZILIAN WOMAN - 1920-1939
Autor: ROSIANE DE JESUS DOURADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 8649
Catalogação:  10/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8649

Resumo:
This study presents the theme of the image and the representation of the Brazilian woman. It was investigated how the notion of modern woman, present in the 20s and 30s, was designed on the printed media illustrated in photographic images, charges, illustrations and caricatures. This notion shared aesthetic characteristics that involved the comprehension of modernity. The survey of recurrent basic characteristics on the notions of modernity started with Baudelaire`s conception following T.J. Clark observations and joined Marshall Berman`s study. The ephemeral and the ambiguity were characteristics shaped in images that represented the modern woman. Many of the written and visual discourses associated the feminine to modernity, and in special, to the modernization of the Rio de Janeiro city. But, the new woman was also associated to another aspect that characterized the new time- the consumption, represented by the advertisings of the time. The symbolic and imaginary construction of the modern woman was multifaceted and identified by three main dimensions that integrated the feminine identity: the ephemeral, the apparent and the imagined. The discourses about beauty and fashion were associated with these three dimensions and made clear the ambiguous and ephemeral character of the new woman. The morphologic analysis of the feminine representation observed imaginary and symbolic models, where the melindrosa was accentuated as the feminine form of modernity. The slim model of the short haired woman was represented with aspects of androgyny and represented, in some cases, mannerist characteristics, resulted form the new aesthetics, and the new perceptions of the time and the woman.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF
INTRODUCTION  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui