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Coleção Digital
Título: AS FORMAS MODERNAS DA MULHER BRASILEIRA (1920 -1939) Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROSIANE DE JESUS DOURADO
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 8649
Catalogação: 10/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8649
Resumo:
Título: AS FORMAS MODERNAS DA MULHER BRASILEIRA (1920 -1939) Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROSIANE DE JESUS DOURADO
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 8649
Catalogação: 10/07/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8649@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8649
Resumo:
Este estudo se desdobra sobre o tema da imagem e
representação da mulher
brasileira. Investigamos como a noção de mulher moderna,
corrente nas décadas
de 1920 e 1930, foi configurada na mídia impressa
ilustrada, em imagens
fotográficas, charges, ilustrações e caricaturas. Esta
noção compartilhou de
características estéticas que envolveram a compreensão
sobre a modernidade. O
levantamento de características básicas recorrentes às
noções de modernidade
partiu da concepção de Baudelaire, seguindo pelas
observações de T. J. Clark e se
juntou ao estudo de Marshall Berman. O efêmero e a
ambigüidade foram
características configuradas em imagens que representavam
a mulher moderna.
Muitos dos discursos escritos e visuais associaram o
feminino à modernidade, e,
em especial, à modernização da cidade do Rio de Janeiro.
Mas, a nova mulher
foi também associada a um outro aspecto que caracterizou o
novo tempo - o
consumo, representado pelas propagandas da época. A
construção imaginária e
simbólica da mulher moderna foi multifacetada e
identificou-se por três
principais dimensões que integraram a identidade feminina:
a efêmera, a aparente
e a imaginada. Os discursos sobre a beleza e a moda
relacionaram-se com essas
três dimensões e evidenciaram o caráter ambíguo e efêmero
da nova mulher. A
análise morfológica da representação do feminino observou
ainda modelos
imaginários e simbólicos, dentre os quais, destacou-se,
por excelência, a
melindrosa como a forma feminina da modernidade. Por fim,
o modelo esguio da
mulher de cabelos curtos foi representado com aspectos de
androginia e
apresentou, em alguns casos, características maneiristas,
resultantes tanto das
novas estéticas, quanto da percepção do tempo e da mulher
que se faziam novos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |