$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: VALUATION ANÁLISE ECONÔMICA-FINANCEIRA ARACRUZ CELULOSE S.A.
Autor: ANDRE MARCELO PIMENTEL DE ANDRADE S
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8648
Catalogação:  06/07/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8648@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8648

Resumo:
Este projeto tem por objetivo apresentar o modelo de análise econômico-financeira mais utilizado por bancos, asset managements, empresas e analistas financeiros para precificar ativos, com a finalidade, por exemplo, de avaliação de projetos para fusões e aquisições, de gestão de carteiras ou avaliar finanças corporativas.Em um primeiro momento, será exposta uma descrição do setor de celulose mundial, onde os preços desta commodity seguem as leis econômicas de oferta e demanda, o que impacta na receita de todas as empresas deste setor. Além disso, serão colocadas expectativas para o setor de celulose, com uma maior atenção a previsões de demanda e manutenção de estoques, que acabam provocando alteração nos preços da celulose. Em seguida, será analisada a Aracruz Celulose S.A., maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e que está entre as maiores exportadoras mundiais dessa commodity, com mais de 95% de sua produção direcionada ao mercado externo. Sua capacidade de produção atual é de 2 milhões de toneladas por ano. Com 283 mil hectares de florestas localizadas no Espírito Santo e Bahia, a empresa responde por aproximadamente 22,5% da oferta global de celulose de eucalipto branqueada. A escolha da Aracruz em si é interessante no sentido desta ser uma empresa de capital aberto, o que facilita uma maior obtenção de dados, para que haja uma avaliação mais precisa, além de ser um importante player do mercado de celulose internacional, fazendo com que, a nível Brasil, ela seja um price maker de celulose. Após isto, será apresentada a Teoria de Avaliação de Investimentos (Valuation), que pode ser feita através de diversos modelos, tais como o Modelo de Fluxo de Caixa Descontado, de Múltiplos de Fluxo de Caixa, de Avaliação Patrimonial Contábil, de Avaliação Patrimonial pelo Mercado, de Valor Presente dos Dividendos, de base no P/L de Ações Similares, de Múltiplos de Faturamento, de Desconto de Fluxos de Caixa Líquido do Acionista (FCFE), de Desconto de Fluxos de Caixa Líquido da Empresa (FCFF) e de Economic Value Added (EVA). Apesar do vasto número de modelos, utilizaremos como fonte de nossos estudos o Modelo de Fluxo de Caixa Descontado e de Múltiplos de Mercado.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui