$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DEPURAÇÃO DE DADOS NA SUPERVISÃO EM TEMPO-REAL DE SISTEMAS DE POTÊNCIA VIA TÉCNICA DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIO CESAR STACCHINI DE SOUZA

Colaborador(es):  ARMANDO MARTINS LEITE DA SILVA - Orientador
ALEXANDRE PINTO ALVES DA SILVA - Coorientador
Número do Conteúdo: 8610
Catalogação:  30/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8610@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8610@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8610

Resumo:
Na supervisão em tempo-real de sistemas de potência é fundamental que as informações recebidas do sistema de aquisição de dados não contenham erros. As decisões tomadas durante a operação do sistema se baseiam em análise que utilizam uma base de dados supostamente confiável. A presença de erros nos dados compromete as análises realizadas conseqüentemente as decisões tomadas a partir delas, podendo ocasionar problemas para a operação do sistema. Este trabalho propõe um novo método para a identificação de erros nos dados na supervisão em tempo-real de sistemas de potência. Técnicas de projeção de dados baseadas no mapa de Kohonen são utilizadas para mostrar que as inovações normalizadas, obtidas no estimadores de estado com capacidade de previsão, apresentam excelente capacidade de discriminação de erros quando comparadas a outras variáveis tais como medidas cruas e resíduos normalizados. É proposto um método que trata o problema de identificação de erros de dados como um problema de reconhecimento de padrões, onde as inovações normalizadas são utilizadas como variáveis de entrada para uma rede neural plástica que é responsável por identificar o erro presente. O método é capaz de tratar de forma integrada erros grosseiros nas medidas de erros topológicos envolvendo ramos de transmissão ou barras. Método proposto é testado para várias condições de operação envolvendo os mais diversos tipos de erro, utilizando os sistemas IEEE 24-barras e IEEE 118-barras. O desempenho do método é avaliado e aspectos como eficiência computacional, capacidade de generalização e implementação em tempo-real, entre outros, são também discutidos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui