INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DETERMINAÇÃO DO VALOR DA CONFIABILIDADE EM SISTEMAS COMPOSTOS DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO CARLOS DE OLIVEIRA MELLO

Colaborador(es):  MARIO VEIGA FERRAZ PEREIRA - Orientador
ARMANDO MARTINS LEITE DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 8605
Catalogação:  29/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8605@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8605@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8605

Resumo:
Este trabalho apresenta uma nova metodologia para a avaliação de índices de confiabilidade para sistemas compostos de geração e transmissão. Através, deste novo método é possível obter uma estimativa precisa do valor da confiabilidade em sistemas de potência. A flexibilidade na modelagem e a eficiência da simulação são características básicas da metodologia proposta. Além disto, é introduzido um novo índice de confiabilidade custo esperado da perda de carga (LOLC - loss of load cost) que fornece todas as informações necessárias sobre os impactos econômicos das interrupções no fornecimento para os consumidores. Com este objetivo foi desenvolvido um novo modelo de simulação, denominado pseudo-seqüencial, que realiza sorteios não-sequenciais para determinar os estados de falha, e simulações cronológicas apenas para as subseqüência de falha. Nos exemplos com os sistemas IEEE- MRTS e Sudeste brasileiro, a simulação pseudo- seqüencial mostrou-se cerca de 25 a30 vezes mais rápida que a simulação convencional, baseada na precisão da estimativa do índice LOLC. Para melhorar ainda mais a eficiência do novo método é investigada a aplicação de uma técnica de redução de variância denominada amostragem por importância. Os resultados comprovam a possibilidade de aumentar a eficácia através da utilização de estratégias simples para os sorteios. Outros aspectos importantes associados com o valor da confiabilidade também podem ser analisados com a simulação pseudo-seqüencial : distribuições do custo de interrupção no sistema, curva de carga cronológica anual; consideração de incertezas na carga; representação da manutenção programada; utilização de funções não-exponenciais. Uma outra alternativa para a determinação do valor da confiabilidade é a simulação pseudo-seqüencial markoviana. Nesta abordagem o sistema é modelado por um processo de Markov homogêneo e o método de transição de estados é utilizado para a identificação das interrupções. Algumas das flexibilidades de representação e a precisão do método pseudo-seqüencial original são mantidas. Finalmente, um esquema de redução de variância especialmente desenvolvido para a simulação pseudo-seqüencial é testado em sistemas equivalentes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
APÊNDICES  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui