As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN E INCLUSÃO SOCIAL: O ESTUDO E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS CEGAS E VIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANNA PAULA DE MELLO ROCHA COELHO
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 8602
Catalogação: 28/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8602
Resumo:
Título: DESIGN E INCLUSÃO SOCIAL: O ESTUDO E O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS CEGAS E VIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ANNA PAULA DE MELLO ROCHA COELHO
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 8602
Catalogação: 28/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8602@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8602
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver material
didático e lúdico de
cunho inclusivo de uso comum na educação infantil para
crianças cegas e
videntes, tendo como premissa os objetos utilizados no
estágio preparatório ao
ensino do Braille - sistema de leitura e escrita para
cegos. A partir do
levantamento destes objetos e da observação de sua
utilização prática no cotidiano
do ensino através de estudos de caso realizados no
Instituto Benjamin Constant e
na Escola Especial Estadual Anne Sullivan, buscou-se
identificar as dificuldades
apresentadas pelas crianças neste processo de aprendizado
para o
desenvolvimento do novo produto. A experimentação do
material desenvolvido
em parceria com professores e seus alunos possibilitou que
as impressões dos
usuários fossem agregadas como orientação fundamental no
processo de criação
desse projeto de design.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |