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Título: JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO CARDARELLI LEITE

Colaborador(es):  REJANE SPITZ - Orientador
Número do Conteúdo: 8600
Catalogação:  28/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8600

Resumo:
Game Design é o processo de criação de um jogo, que engloba a definição de seu funcionamento, a descrição dos elementos que o compõe, bem como a transmissão destas informações à equipe que irá desenvolve- lo. O presente trabalho aborda o estudo do Game Design de jogos eletrônicos multi-plataforma, analisando criticamente como esta classe de jogos está sendo projetada. Por ser uma mídia em estágio de amadurecimento, a formação acadêmica necessária aos profissionais que atuam na área de jogos eletrônicos ainda não está claramente definida, e sua linguagem e potencialidades estão longe de serem enxergadas em sua totalidade. O exorbitante retorno financeiro da indústria a tornou conservadora e esta tendência está ofuscando a criação de um conteúdo significativo e exploratório. Com o objetivo de identificar e justificar as decisões de Game Design recorrentes em jogos eletrônicos multi-plataforma, questiona-se quais são as características presentes nestes jogos que influenciam a maneira em que são percebidos e jogados quando em diferentes plataformas e situações de uso, e quais as qualidades destas situações que devem ser relevadas durante o processo de sua criação e desenvolvimento. A pesquisa analisa o Game Design de quatro títulos, comparando suas diferentes versões de acordo com seus usos em contextos público, privado e móvel, adotando uma abordagem que compreende as percepções de um jogador e também as de um designer.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
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