As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIAS: O CASO PETROBRAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS FREDERICO TREVIA
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 8594
Catalogação: 26/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8594
Resumo:
Título: OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIAS: O CASO PETROBRAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS FREDERICO TREVIA
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 8594
Catalogação: 26/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8594@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8594
Resumo:
Algumas das principais competências que surgem como
necessárias em um
cenário de crescimento, são as que permitem a realização
de novos negócios e
parcerias interorganizacionais. As empresas que estiverem
preparadas para a
realização destes movimentos poderão obter uma vantagem
competitiva em
relação às suas concorrentes. A criação destas novas
competências se dá através
da análise, ajuste e desenvolvimento dos aspectos
organizacionais a elas
relacionados. O estudo teve como objetivo final gerar um
quadro de referência
listando estes aspectos.
Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo de
caso na Petrobras,
empresa que vem investindo no desenvolvimento destas
competências. Para tanto,
realizou-se uma revisão bibliográfica incluindo as teorias
sobre gerência
estratégica, competências centrais, visão baseada em
recursos, design
organizacional, redes, parcerias, empreendedorismo,
aquisições e novos negócios.
Desta revisão bibliográfica, foi possível extrair diversas
questões para a
exploração do contexto organizacional em que o processo de
construção de novos
negócios e parcerias interorganizacionais está imerso.
Estas questões, organizadas
em categorias, geraram um questionário para a realização
de entrevistas com
profissionais envolvidos nestes processos.
Foi possível verificar que a empresa deve desenvolver
alguns aspectoschave,
como a integração da estratégia, a perpetuação destas
atividades, a
adaptação das estruturas, o uso dos recursos e
competências, o relacionamento
entre áreas, o alinhamento dos processos e sistemas, a
adequação das pessoas, a
interação com os parceiros e o aprendizado organizacional.
O estudo contribui
assim para que as empresas possam, através da análise das
questões identificadas,
se preparar para a realização dos processos de novos
negócios e parcerias.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |