$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: SOBRE RAIOS ESPECTRAIS DE UMA CLASSE DE TRANSFORMAÇÕES DE OPERADORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA

Colaborador(es):  CARLOS KUBRUSLY - Orientador
Número do Conteúdo: 8592
Catalogação:  26/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8592@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8592@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8592

Resumo:
As transformações F e F(diferente) surgiram associados ao problema de estabilidade em média-quadrática de sistemas bilineares discretos de dimensão infinita evoluindo em espaços de Hilbert separáveis, tendo sido originariamente definidas através de séries infinitas na álgebra de Banach dos operadores lineares e limitados no espaço de Hilbert em que o sistema evolui. O presente trabalho parte de uma condição suficiente para a estabilidade, condição esta anteriormente determinada, que se traduz imposições sobre os raios espectrais das transformações mencionadas ambos estritamente menores que um- e do fato já conhecido de que, a condição sendo parcialmente satisfeita, isto é, um dos raios espectrais menor que um, não implica que ela o seja por completo. Deste modo, coloca-se uma primeira questão: em que casos tal implicação existe? O estudo é então desenvolvido sobre a simplificação das condições que originaram: as transformações F e F (diferente) são tomadas simplificadamente como somas de apenas dois termos, e a questão inicial se converte na pesquisa de casos em que a igualdade entre raios espectrais de F e F(diferente) ocorre. Mais precisamente, os termos que compõem F e F(diferente) se constitui em produtos de operadores pertencentes à álgebra de Banach inicialmente referida, de modo que é feita uma análise do comportamento dos raios espectrais de F e F(diferente) situando-se esses operadores em classes específicas nessa álgebra. Sob estas condições são apresentados resultados relativos às classes dos operadores auto-adjuntos, unitários, normais, isometrias e subnormais, assim como um resultado referente aos shifts ponderados. Além disto, é apresentado um resultado geral para o caso de espaços de dimensão finita.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui