INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FAMÍLIA E ADOECIMENTO DO CORPO: UM ESTUDO DA TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL E DA INTERSUBJETIVIDADE FAMILIARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE VILHENA LISBOA

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 8590
Catalogação:  26/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8590@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8590@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8590

Resumo:
O presente estudo compreende uma análise das implicações da transmissão psíquica geracional e dos principais processos intersubjetivos de um grupo familiar, envolvidos no adoecimento do corpo de um ou mais de um membro deste grupo. Os conteúdos em relação aos processos intersubjetivos existentes na família, tal qual a história familiar pela transmissão psíquica de um legado, foram fundamentados e articulados com a concepção de corpo e adoecimento somático, resgatando as importantes contribuições freudianas e as pesquisas de autores contemporâneos aos estudos da psicossomática psicanalítica. A relação entre grupo familiar e o adoecimento do corpo foi analisada através de um estudo de caso. Com base em um roteiro, transcrevemos as entrevistas com uma família mineira, de classe média baixa e oriunda do meio rural, cujos membros apresentavam múltiplos adoecimentos como câncer, pressão alta e diabetes em várias gerações. Analisamos a história familiar pelo processo de transmissão psíquica geracional e estudamos a intersubjetividade familiar pelos processos psíquicos presentes no grupo diante do adoecimento somático. Observamos uma estreita relação do adoecimento de um ou mais de um dos sujeitos do grupo familiar com um baixo investimento libidinal no vínculo e a incidência de um fantasma herdado de outras gerações, alimentado pelas fantasias dos sujeitos e incorporado na doença de alguns membros. A discussão dos temas família e adoecimento do corpo contribuiu para a compreensão do sentido do adoecimento dado pelo grupo familiar. Este sentido permitiu entender a função do adoecimento enquanto condição de unir os laços fraterno, paterno e materno entre os membros, resgatando, principalmente, a função da figura materna, desinvestida e perdida na história familiar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui