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Título: IMAGEM E COMUNICAÇÃO VISUAL NO DISCURSO POLÍTICO DA ERA VARGAS
Autor: DANIEL CABRAL BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAFAEL CARDOSO DENIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8570
Catalogação:  21/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8570@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8570@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8570

Resumo:
A presente dissertação parte do estudo de imagens produzidas no Estado Novo brasileiro com o objetivo de identificar os elementos visuais utilizados como ferramentas para difusão da ideologia do regime. Desde a segunda metade do século dezenove, novos modelos de organização social e política colocavam em dúvida a capacidade do liberalismo em administrar as drásticas transformações que resultavam da crescente industrialização e do conseqüente crescimento dos centros urbanos. O surgimento de regimes autoritários em todo mundo no início do século XX encontrou reflexos no Brasil, onde a revolução de 1930 trouxe promessas de progresso e de prosperidade sob a liderança de Getúlio Vargas. Utilizando-se de uma grande estrutura para o controle dos meios de comunicação, foi possível ao regime o estabelecimento de diferentes canais de comunicação com as massas, com o propósito de justificar a presença de seu grupo no poder e disseminar sua ideologia. Dentre as alternativas utilizadas pelo Estado Novo, foram escolhidas as imagens produzidas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda disponibilizadas em publicações coordenadas pelo órgão. Através desse recorte, a pesquisa procurou estabelecer as relações existentes entre o discurso oficial do regime e as imagens produzidas pelo DIP dentro do sistema de difusão de informação do regime estadonovista.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
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