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Título: FINANCIAMENTO POR PROJETO E PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA
Autor: BRUNO GOMES PEREIRA LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARINA FIGUEIRA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8488
Catalogação:  12/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8488@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8488

Resumo:
Analisando, ainda, as dificuldades econômicas do setor público atualmente, podemos citar o aumento contundente do estoque da dívida pública1 nos últimos 10 anos, mesmo se considerando as receitas adicionais do programa de privatização no período. Neste sentido, tal aumento se deveu, principalmente, aos altos níveis de juros reais experimentados, ao reconhecimento de esqueletos e à maxidesvalorização cambial ocorrida em 1999. Ressalta-se ainda que, embora a correlação existente entre dificuldade econômica do setor público e falta de investimento em infra-estrutura no Brasil seja contundente, tal correlação deve ser parcialmente repensada pelo fato de que, segundo Margret Althuon (2004), no contexto dos acordos com o FMI, grande parte do esforço fiscal brasileiro, ultimamente, incida sobre o corte de investimentos e não sobre o corte de gastos correntes. Assim, explicitados os temas de relevância para o entendimento da situação do setor público brasileiro, a seguir, ressaltam-se os pontos principais que inviabilizam o aumento de parte do orçamento público reservado aos investimentos em infra-estrutura como, por exemplo, o aumento do gasto corrente num contexto de estabilidade macroeconômica, o patamar já elevado da carga tributária e a questão do aumento da relação dívida / PIB.

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