As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TECENDO O LABIRINTO: O TRABALHO DE ROBERT MORRIS NAS DÉCADAS DE 1960-1970 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CAMILA SANTORO MAROJA
Colaborador(es): CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 8481
Catalogação: 09/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8481@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8481@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8481
Resumo:
Título: TECENDO O LABIRINTO: O TRABALHO DE ROBERT MORRIS NAS DÉCADAS DE 1960-1970 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CAMILA SANTORO MAROJA
Colaborador(es): CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 8481
Catalogação: 09/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8481@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8481@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8481
Resumo:
Rejeitando a noção de uma produção artística pautada em
uma linearidade,
o trabalho de Robert Morris das décadas 1960-1970 escapa a
rótulos como
minimalista, arte processual ou arte de site-specific,
embora seus escritos e obras
tenham sido fundamentais para que críticos e historiadores
de arte pudessem
delimitar e/ou cunhar esses mesmos termos. A mobilidade
adotada pelo artista -
seja na adoção de um espaço e de um tempo da obra de arte
como co-extensivos
aos de seu público, seja na forma de obras que incorporam
o observador - resulta
numa ida em direção à experiência sensível vivida pelo
espectador, que é
transformado em um visitante/participante. Apesar de
estarem inseridos em
preocupações de seu momento histórico, esses trabalhos
apontam para uma
pesquisa estética que continua ainda hoje. Ao oferecerem,
por meio de uma série
de iniciativas exploratórias, os termos para uma
experiência escultural, as obras de
Morris impulsionam uma reflexão sobre as opções da
escultura e de sua
percepção. São obras cuja compreensão exige o tempo, o
espaço e o corpo como
condição da experiência estética.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |