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Título: GERÊNCIA DE MOBILIDADE EM REDES DE COMUNICAÇÃO MÓVEL CELULAR
Autor: PAULO ROBERTO DE LIRA GONDIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO PEDREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8478
Catalogação:  08/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8478&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8478&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8478

Resumo:
Nos últimos anos, considerável debate tem ocorrido a respeito do tema gerência de mobilidade, face à necessidade de se fazer uso judicioso dos recursos de sinalização destinados para esse fim no âmbito de sistemas de comunicação móvel celular e de sistemas de comunicação pessoal (PCS). Dentre as estratégias de gerência de mobilidade, destaca-se a utilização do conceito de áreas de registro, amplamente empregadas a partir dos sistemas de 2a. geração, e permitindo reduzir o consumo de recursos devido a atualizações de localização. Outro conceito, o de áreas de paging, tem também se tornado bastante difundido, propiciando a economia de recursos gastos na procura de terminais móveis por ocasião de tentativas de completamento de chamadas para estes terminais. Este trabalho inicia-se com discussão a respeito de modelos de mobilidade empregados no estudo de problemas e técnicas da área de comunicações móveis. Dentre tais modelos, destacam- se no contexto do trabalho o modelo baseado em fluxo de fluídos e o modelo gravitacional. O problema de particionamento em áreas de localização (LAPP) é então tratado como um problema de particionamento de grafos, cuja elevada complexidade enseja a utilização de heurísticas capazes de propiciar a obtenção de soluções próximas da ótima. As heurísticas propostas destinam-se ao caso mais comum, em que áreas de localização são coincidentes com áreas de paging. Com base em metodologia utilizada para o LAPP, são propostas soluções para um outro problema, o ISHMP (Inter-Switch Handover Minimization Problem), cuja importância se prende não só ao elevado consumo de recursos mas também aos atrasos impostos pelo sistema aos usuários quando estes trocam de área de Mobile Switching Center. Assim, reduzir ao máximo a ocorrência de tais eventos é vantajoso tanto do ponto de vista do usuário quanto do sistema. As heurísticas propostas são essencialmente as mesmas para ambos os problemas, e mostram superioridade em termos de qualidade das soluções obtidas quando comparadas com propostas de outros autores, através de casos-padrão publicados na literatura e de testbed construído especialmente para a comparação. Apresenta-se ainda discussão a respeito de modelos de mobilidade empregados no estudo de problemas e técnicas da área de comunicações móveis. Dentre tais modelos, destacam- se o modelo baseado em fluxo de fluidos e o modelo gravitacional. O trabalho apresenta também estudo relativo às cargas de sinalização que ocorrem tnato na rede fixa (incluindo o tráfego de consultas e atualizações sobre as bases de dados) quanto na interface aérea. No apêndice, considerando o grafo que modela a rede celular, apresenta-se comprovação formal da conversão de pesos de nós e de arestas em novos pesos de arestas, permitindo o tratamento dos dois problemas de particionamento aqui abordados como problemas de edgepartitioning puros.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
APÊNDICES  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
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