$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PREÇOS ADMINISTRADOS
Autor: VITOR LIMA CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS OTAVIO DE SOUZA LEAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8440
Catalogação:  05/06/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8440@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8440

Resumo:
O objetivo desse estudo será analisar a evolução e trajetória dos preços administrados por contrato, também conhecidos como preços controlados. Segundo a conceituação do Comitê de Política Monetária (COPOM), preços administrados são aqueles cuja sensibilidade a fatores de oferta e demanda é menor, não se restringindo apenas aos que são diretamente regulados pelo governo, ou então, aqueles que dependem de autorização ou conhecimento prévio de algum órgão público, mesmo sofrendo influência das flutuações de oferta e demanda.O presente estudo será dividido em quatro capítulos, a saber: no primeiro capítulo será feita uma breve análise do comportamento da inflação nos últimos anos com destaque para a evolução dos preços administrados. O objetivo é contextualizar o tema mostrando porque o assunto desperta tanto interesse sendo motivo para inúmeros estudos, trabalhos e discussões diversas. No segundo capítulo, serão definidos os principais preços administrados e como funcionam os seus mecanismos de reajustes. Estudaremos quais categorias de bens compõem esse grupo específico e de que forma é feito o cálculo do reajuste de seus respectivos preços. Será apresentado ainda, um breve histórico da evolução desses preços nos últimos anos. No terceiro capítulo, o estudo estará focado naquele grupo de preços que contém em sua fórmula de reajuste os chamados índices gerais de preços, calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Será feita uma análise da evolução desse índice nos últimos anos e quais fatores influenciaram esse comportamento. Em seguida, estes serão comparados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e seu comportamento no mesmo período. Concluiremos o estudo mostrando que a inflação verificada nos últimos anos poderia ter sido menor que a realmente constatada se no lugar de índices gerais de preços fossem utilizados os índices de preços ao consumidor, como o IPCA. Destacaremos também que outros fatores também foram responsáveis pela diferença entre a evolução de preços livres e administrados. Será explicado mais adiante o motivo da escolha de IPCs em detrimento dos IGPs.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui