$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: SETOR INDUSTRIAL BRASILEIRO DE BASE FLORESTAL: COMPETIVIDADE EXTERNA DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO FLORESTAL
Autor: RAFAEL DOS SANTOS LIMA NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MERIDA ALBERTA HERASME MEDINA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8425
Catalogação:  31/05/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8425@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8425

Resumo:
Para efeitos de legislação florestal, definiu-se que o setor florestal envolve florestas, bens e serviços florestais, as indústrias de base florestal, as unidades de conservação de uso direto (as florestas nacionais, estaduais e municipais, as reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável), as áreas privadas de produção (reflorestamentos comerciais, áreas de preservação permanente, reservas legais e áreas de manejo florestal).No Brasil, as empresas apresentam as mesmas características que suas congêneres mundiais, com agravantes: a defasagem tecnológica existente na grande maioria das empresas e os altos custos de investimento e de capital. Ainda assim, grande número de empreendimentos de pequeno porte vem sobrevivendo, em condições cada vez menos competitivas. Diante desse papel social importante, de uma vantagem competitiva e de uma capacidade de alavancar o crescimento econômico, torna-se necessário desenvolver um estudo que mostre as peculiaridades e a real dimensão do setor brasileiro de base florestal. Não obstante a sua importância atual, o setor industrial de base florestal poderá, no futuro próximo, se deparar com problemas de abastecimento de madeira. Apesar de o Brasil deter parcela expressiva das florestas nativas tropicais do mundo, e ser, atualmente, um grande plantador de florestas homogêneas, a produção de madeira nativa e o ritmo anual de reflorestamento tem diminuído desde 1991. Essa situação passa a ser mais preocupante quando se avaliam as pressões internacionais contra o desmatamento e a queda do ritmo anual de reflorestamento. Com isso pretende-se obter um trabalho que possa ser utilizado como referência na elaboração de políticas que visem favorecer o desenvolvimento do setor industrial de base florestal, com impactos importantes no desenvolvimento regional no cenário que se delineia no que tange investimentos e potencial de exportação, dada a crescente demanda por madeira para as diversas cadeias produtivas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui