$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RECONHECIMENTO DE VOZ CONTÍNUA PARA O PORTUGUÊS UTILIZANDO MODELOS DE MARKOV ESCONDIDOS
Autor: SIDNEY CERQUEIRA BISPO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ABRAHAM ALCAIM - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8372
Catalogação:  24/05/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8372@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8372@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8372

Resumo:
Esta tese apresenta contribuições par a melhoria de sistemas de reconhecimento de voz contínua, utilizando Modelos de Markov Escondidos. A maioria dessas contribuições são específicas para aplicações que envolvem a língua portuguesa. Inicialmente, são propostos dois inventários reduzidos de unidades fonéticas a partir de características do português brasileiro. São analisadas algumas formas de inicialização e propõe-se um método rápido e eficaz de inicialização dos modelos dessas unidades. Escolhe-se um método de segmentação, a forma de concatenação dos modelos para a formação de modelos de palavras e sentenças e propõe-se um algoritmo eficiente para o treinamento. Resultado de simulações mostram que o desempenho dos dois inventários são comparáveis, qundo utilizados com gramática bigrama. O número de unidades desses inventários é bastante reduzido quando comparado ao inventário das unidades dependentes do contexto mais utilizadas tais como dofones e trifones, entre outras. Como o desempenho de recinhecimento de voz contínua dependem fortemente dos atributos de voz utilizados. examina-se diversos conjuntos de atributos e seu comportamento relativo em reconhecedores baseados na língua portuguesa, no modo independente do locutor. O conjunto de coeficiente PLP com suas primeiras e segundas derivadas apresentam o melhor desempenho. Em seguida é proposto um sistema de reconhecimento de pedidos de ligações telefônicas automáticas que utiliza conhecimentos sintáticos da língua portuguesa e conhecimento dependentes da tarefa. Esse sistema permite a decodificação nõa só de dígitos mas também de números naturais o que o torna bastante amigável ao usuário, permitindo ampla liberdade aos locutores na forma de pedir uma ligação telefônica.Com base em máquinas de estados finitos propostas para a implementação do reconhecimento, ão analisados dois algoritmos de decodificação, o Level Building e o One Pass, e propõe-se um novo algoritm, a partir de modificações no One Pass, mais eficiente na utilização das fontes de conhecimento sitática e dependente da tarefa. O sitems de RVC, em português, também é analisado utilizando- se as sílabas como unidade fonéticas. Testes são realizados no modo dependente e independente do locutor. Conclui-se sobre a viabilidade do seu emprego em reconhecimento de voz contínua baseados na língua portuguesa, em contraste com seu desempenho insatisfatório para a língua inglesa. Finalmente, é analisada a influência das palavras-função (word-functions), no desempenho de reconhecedores para o português. Embora para a língua inglesa, as palavras-unção tenham um papel de fundamental importância no desempenho do sistema de reconhecimento, conclui-se que isso não é verdade para a língua portuguesa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 2 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 3 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 4 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 7 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
CAPÍTULO 8 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
APÊNDICE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui