XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA Autor: ROGERIO DRAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 8368
Catalogação: 24/05/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8368
Resumo:
Título: CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA Autor: ROGERIO DRAGO
Nº do Conteudo: 8368
Catalogação: 24/05/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8368
Resumo:
This paper aims at investigating how disabled children are
integrated in main steam preschool in the municipality of
Vitória, taking into view social-interactive
representations of disable children and their surrounding
environment. Three basic analytical assumptions are taken
into consideration: concepts of education, childhood and
inclusion. The research was carried out at a municipal
center for primary education belonging to the Municipal
Education System of Vitória. The starting point was the
perspective of case study, having as subjects a preschool
children class with disabled children undergoing inclusion
process, the group´s teacher, the technical and
administrative board, as well as the assistance service
for preschool children and special education of the
Department of Education. Having as analytical assumption
the inclusion process developed for preschool education of
the municipality of Vitória, the study aimed at
considering and understanding which conceptions of
childhood and special education - inclusion - comprise the
speech of the individuals in charge of the educational
process - teacher, principal, pedagogue, assessor - and
what is reflected in practice, in the everyday experience
of children undergoing the interaction process with other
children - both with and without diagnosed disability -
and with adults that are part of such context. In order to
accomplish that, all data obtained was analyzed in view of
contemporaneous literature on inclusion of disabled
subjects in main stream classrooms and the studies
developed by Vygotsky, who understood human beings as
subjects that have, produce and reproduce history and
culture. The research was able to evidence the distance
between what is said about inclusion and the everyday
experience of the actors involved in the educational
process. Besides, it could also bring forth the different
actions within the researched in the schooling process,
and that from primary education on.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |