$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O DESAFIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO MICROCRÉDITO NO BRASIL
Autor: LETICIA REBELLO PIMENTEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8321
Catalogação:  17/05/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8321@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8321

Resumo:
Com especial ênfase no caso brasileiro, este trabalho tem a intenção de citar causas aparentes para esse atraso e apresentar soluções alternativas a ele, dirigindo-se especialmente às ações de ampliação do mercado de crédito, seus efeitos e mitos. O trabalho é composto por sete capítulos, além da introdução e da conclusão. O primeiro capítulo busca evidenciar a ineficiência do sistema brasileiro de livre mercado e os entraves que isso representa para o desenvolvimento do mercado de microcrédito. No segundo capítulo serão apresentados os problemas causados pela assimetria de informação no sistema de crédito. O terceiro capítulo é destinado à explicação do funcionamento do microcrédito e sua metodologia específica. O quarto capítulo traz um sumário do histórico do microcrédito no Brasil e das instituições ofertantes de microcrédito existentes no mercado. No quinto capítulo é investigada a demanda potencial brasileira para o emergente mercado, assim como os provedores alternativos de crédito que o sistema desenvolveu. Também é discutido o uso do microcrédito como uma forma de política social, sendo realizado um estudo sobre um programa municipal de crédito subsidiado. O sexto capítulo evidencia os desafios de gestão interna das instituições microfinanceiras e a importante ligação que possui com o desenvolvimento econômico local. Por fim, o último capítulo se destina aos desafios de cunho externo a serem enfrentados na busca pelo desenvolvimento do mercado de microcrédito no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui