XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A VIDA NA SALA DE AULA: PONTO DE ENCONTRO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA COM A PSICANÁLISE Autor: MARIA DE LOURDES DUARTE SETTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8223
Catalogação: 27/04/2006 Liberação: 27/04/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8223
Resumo:
Título: A VIDA NA SALA DE AULA: PONTO DE ENCONTRO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA COM A PSICANÁLISE Autor: MARIA DE LOURDES DUARTE SETTE
Nº do Conteudo: 8223
Catalogação: 27/04/2006 Liberação: 27/04/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8223@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8223
Resumo:
O objetivo desta tese foi aprofundar meus entendimentos
acerca da relação
pedagógica construída por mim, a professora, e um grupo de
alunos durante um
curso de inglês como língua estrangeira (ILE), na empresa
em que eles
trabalhavam. Para atender a esse propósito, registrei esta
vivência em forma de
diário durante os oito meses em que durou o curso que
ministrei. Além desse
diário, analisei também o potencial exploratório gerado
por atividades
pedagógicas realizadas pelos alunos em sala de aula e
correspondências enviadas
por eles a mim. A percepção do entrelaçamento de aspectos
sócio-históricoindividuais,
conscientes e inconscientes, presentes nos enunciados dos
participantes do evento pedagógico e registrados nos
documentos referidos acima,
levou-me a aproximar três discursos - a Prática
Exploratória, a Psicanálise e a
Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin - para buscar
entender com mais
profundidade a natureza da relação pedagógica e a
qualidade da vida em sala de
aula. A partir da análise das formas de relação percebidas
por mim e por meus
alunos em nosso convívio pedagógico, pude perceber também
a importância de
estarmos atentos aos aspectos individuais-afetivos
presentes no ambiente
pedagógico. Discuto a centralidade desses aspectos na
construção da natureza
amorosa da relação pedagógica, que identifico como
monológica e/ou dialógica,
com base nas formas de relação percebidas por mim em minha
prática
pedagógica. Minha tese pretende aproximar os conhecimentos
e a postura
reflexiva dos professores que se orientam pela Prática
Exploratória do saber da
Psicanálise freudilacaniana sobre o sujeito humano e
alguns conceitos-chave da
Filosofia da Linguagem. Com essa pretensão, esta tese
busca preencher uma
lacuna no campo do ensino de inglês como língua
estrangeira dada a escassez de
teorias que partam da prática profissional do professor-
investigador nessa área.