INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A CIDADE COMO UM TEXTO: FRAGMENTOS DA EXPERIÊNCIA HOMOSSEXUAL MASCULINA NO RIO DE JANEIRO CONTEMPORÂNEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO SANTANA FERREIRA

Colaborador(es):  SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 8137
Catalogação:  19/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8137@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8137@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8137@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8137

Resumo:
O presente trabalho é uma reflexão acerca da experiência homossexual masculina contemporânea, estudada a partir da proposição de dezenove imagens de sociabilidades construídas no texto da cidade por homens que se relacionam sexualmente com homens. Apoiando-se, essencialmente, nos estudos de Walter Benjamin sobre a modernidade européia entre os séculos XIX e XX e, também, nos originais trabalhos de Michel Foucault sobre a emergência de uma ciência da sexualidade moderna, o trabalho busca dialogar com a textualidade da cidade contemporânea, colhida através da deambulação do pesquisador por espaços sociais ocupados por homens que se relacionam com homens. O trabalho sustenta-se numa dupla enunciação, de um lado voltada para o reconhecimento das imagens suscitadas pela temporalidade frenética do Rio de Janeiro contemporâneo, representado por espaços considerados centrais e, também, por espaços periféricos e, de outro, voltada para a composição do texto que ora se apresenta. O objetivo central do trabalho é recolher e interpretar alguns dos signos emitidos pela experiência homossexual masculina no Rio de Janeiro, a partir da elaboração metodológica de um espaço para o pesquisador que não o anule como sujeito do seu próprio tempo, mas que não o mantenha na função de uma elaboração solipsista. Neste sentido, o trabalho incorpora a ambição da ciência histórica benjaminiana, que busca apresentar a história, abrigando objetos que se degradam no tecido da construção teórica. A principal ambição é considerar que a percepção sobre a experiência homossexual masculina pode se dar a partir da exigência de uma transformação do ato banal de ver em um vetor de problematização teórica da intensidade das relações entre homens em alguns fragmentos do Rio de Janeiro. A partir das imagens construídas sobre a relação entre homens na cidade, o trabalho também problematiza a escrita e a experiência, noções essenciais para a articulação de uma percepção sensível sobre a história das práticas sexuais entre homens, principalmente aquela que se desenrola na atualidade, apreendida nos interstícios da cidade, marcada por hierarquias econômicas, valores contrastantes e, também, pela criminalização dos espaços públicos. O trabalho visa a reconsiderar o caráter político e coletivo da experiência homossexual, numa contraposição aos modelos teóricos puramente extensivos - do ponto de vista histórico - que têm se apropriado das práticas sexuais entre homens.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
BIBLIOGRAFIA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui