INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CARACTERIZAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEIS CELULARES EM ÁREAS URBANAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIO CESAR RODRIGUES DAL BELLO

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 8131
Catalogação:  17/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8131

Resumo:
O conhecimento profundo de como o meio-ambiente influencia na radiopropagação, objetivando o aumento da capacidade e da cobertura de Sistemas de Comunicações Móveis Celulares, tem motivado inúmeros estudos relativos ao tema. Conforme pode ser observado na literatura técnica, estes estudos tem se concentrado na caracterização da influência das edificações na propagação do sinal. Poucos estudos relacionados à influência da vegetação têm sido relatados. Considerando-a como parte integrante dos ambientes urbanos. T. Tamir, na década de 60, utilizando a teoria rigorosa da propagação em camadas múltiplas desenvolvida por L.M. Brekhovskikh, propôs aproximações de ordem prática que permitiram a utilização de seus modelos na implementação de radioenlaces operando em ambientes de florestas. Seus modelos foram desenvolvidos para a faixa de freqüências de 2 a 200 MHz, para radioenlaces fixos e conseqüentemente, não consideram os desvanecimentos lento e rápido que normalmente estão presentes nos sistemas celulares e provocam a deterioração da qualidade do sinal recebido. Apesar disso, alguns autores, sem qualquer comprovação experimental, têm se válido de extensões dos modelos de Tamir para prever a cobertura dos sistemas celulares. Este trabalho enfocou a caracterização da influência da vegetação típica dos ambientes urbanos nos Sistemas de Comunicações Móveis Celulares, concentrando esforços na caracterização e análise dos desvanecimentos rápidos (estatística de pequena escala) provocados pela propagação por multipercurso, à luz de resultados de testes de propagação realizados no Campo de Santana. Os modelos propostos por Tamir foram testados para se verificar o seu grau de aderência às medições realizadas. A dependência do sinal recebido em ambiente de parque com a altura de transmissão, freqüências e polarização foi determinada. Foram feitas, também, algumas considerações sobre os modelos propostos por R. Lang, que se aplicam à propagação de sinais incoerentes em regiões de florestas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui