$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESIGN E COMUNICAÇÃO NA ANÁLISE DE TRÊS MARCOS REFERENCIAIS URBANOS: RIO CIDADE 1, OBELISCO/PASSARELA (IPANEMA) E LARANJA (CAMPO GRANDE); RENASCENÇA DE PROVIDENCE, E.U.A., WATERFIRE (DOWNTOWN)
Autor: BARBARA RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
RACHEL COUTINHO MARQUES DA SILVA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 8121
Catalogação:  12/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8121@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8121@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8121

Resumo:
O tema desta pesquisa envolve o reconhecimento de Marcos Referenciais Urbanos como caracterizadores da identidade de bairros e cidades e como elementos-chave na formação do imaginário urbano dos habitantes. Se bem aceitos pela população local, os marcos transformam-se em referência simbólica para o tecido urbano. Este trabalho apresenta o resultado do estudo realizado sobre marcos construídos durante a implementação de programas de revitalização urbana, na cidade do Rio de Janeiro - Brasil - e na cidade de Providence - EUA. No programa Rio Cidade 1, os marcos estudados foram o conjunto Obelisco e passarela, no bairro de Ipanema - gerador do problema da pesquisa por ter sido rejeitado pelos usuários cariocas -, e a Laranja, de Campo Grande. No programa Providence`s Renaissance, nos EUA, o WaterFire. O principal objetivo foi examinar a expressão simbólica dos três marcos, mostrar a contextualização histórico-social dos programas de revitalização e as atuações das respectivas administrações públicas. Aplica a técnica da visão serial na contextualização morfológica dos elementos construídos. Apresenta reflexões sobre os processos projetuais, as diretrizes metodológicas, bem como o posicionamento dos usuários, sob análise sistemática baseada em aspectos fundamentais da comunicação estruturalista de Roland Barthes, e da dialógica, de Mikhail Bakhtin. Propõe, por fim, alguns pontos-chave para a análise metodológica dos Marcos Referenciais Urbanos, que puderam ser desenvolvidos a partir dos pressupostos teóricos e da hipótese levantada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui