$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM MODELO DE ESCALONAMENTO COLABORATIVO DE EVENTOS BASEADO EM CORROTINAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): REINALDO XAVIER DE MELLO

Colaborador(es):  RENATO FONTOURA DE GUSMAO CERQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 8079
Catalogação:  04/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8079@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8079@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8079

Resumo:
Sistemas orientados a eventos estão se tornando cada vez mais presentes em diversos domínios de aplicação. Sistemas gráficos interativos e sistemas distribuídos são exemplos clássicos de cenários favoráveis ao emprego do paradigma de programação orientada a eventos. Atualmente, novos cenários estão surgindo, tais como os ambientes de programação para telefones celulares e, apesar dessa crescente presença em sistemas computacionais, o paradigma de orientação a eventos ainda apresenta uma série de desafios, tais como a elaboração de mecanismos eficientes para o despacho de eventos e o gerenciamento concorrente da execução desses tratadores, otimizando o uso dos recursos computacionais disponíveis. Este trabalho apresenta um modelo para o desenvolvimento de escalonadores de eventos em ambientes de programação orientados a eventos. É feito um estudo dos principais modelos de escalonamento colaborativo dos eventos, utilizando corrotinas em conjunto com outros padrões de projeto estudados. Defende-se um modelo onde o escalonador é responsável por encapsular a complexidade do gerenciamento de múltiplas linhas de execução colaborativas, procurando otimizar o uso de CPU durante chamadas de métodos bloqueantes. O uso de corrotinas permite o fácil gerenciamento dessas múltiplas linhas de execução, através da definição de mecanismos de abstração de controle, que permitem o encapsulamento do contexto de execução e a suspensão e retomada do processamento de forma transparente ao escalonador e às próprias linhas de execução. O fato de ser um modelo de concorrência colaborativa evita problemas com o controle de acessos concorrentes ao estado compartilhado pelas várias linhas de execução gerenciadas pelo escalonador. O modelo é aplicado em dois cenários distintos: uma ferramenta de programação para telefones celulares, que são inerentemente orientados a eventos de processamento assíncrono e apresentam pouco poder de processamento e fortes restrições no uso da memória disponível; e um middleware CORBA escrito em Lua, onde a comunicação entre os objetos distribuídos é toda baseada no modelo de chamada remota de métodos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui