$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PADRONIZAÇÃO E CONFIABILIDADE METROLÓGICA DOS RESULTADOS DE FIRMEZA DO CIGARRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCY GOERSCH NOGUEIRA

Colaborador(es):  ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador
Número do Conteúdo: 7992
Catalogação:  24/03/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7992@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7992@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7992

Resumo:
A qualidade de um cigarro pode ser avaliada por parâmetros físicoquímicos. A caracterização de muitos destes parâmetros é essencial para a definição dos índices utilizados por um fabricante de cigarros para acompanhamento do produto no mercado. A firmeza do cigarro é um dos parâmetros utilizados para definição desses índices, e avalia seu grau de rigidez, podendo ser definido, de uma maneira geral, como a relação entre o diâmetro final do cigarro, após a realização de um ensaio de compressão, e o diâmetro inicial. A Firmeza é função de três variáveis: deformação vertical do cigarro, produzida pela aplicação de uma força padronizada, valor especificado de umidade no fumo e circunferência média do cigarro. Com o objetivo de possibilitar a comparação entre os diversos produtos, a firmeza medida é corrigida para um valor de referência de umidade, previamente especificado, pela utilização de um modelo exponencial. Apesar deste modelo ter sido devidamente validado para os produtos Souza Cruz, e ter sido considerado aceitável para determinação da firmeza corrigida, não foram avaliadas as incertezas associadas à sua utilização. Neste trabalho, foram utilizados nos ensaios onze (11) tipos de cigarros e medida a firmeza conforme os procedimentos adotados pela empresa, previamente qualificados. O método dos mínimos quadrados foi utilizado para o desenvolvimento de modelos, juntamente com a estimativa das incertezas. Neste estudo foram avaliados também outros modelos, no sentido de se obter aquele que gerasse resultados com menores incertezas, bem como a avaliação dos parâmetros que contribuem para o aumento da incerteza de medição da firmeza corrigida. Foi concluído que as características do produto contribuem para a elevada incerteza associada, o que resulta em repetitividade não muito boa. Com base nestes resultados, sugere-se o estabelecimento de critérios de aceitação do produto, compatíveis com as incertezas associadas à medição, comparando-se com os valores de Firmeza normalmente aceitos e testados pelo mercado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui