$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: COMPARAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICO E NUMÉRICO SOBRE DESCONTINUIDADE NUM VASO DE PRESSÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO DRUMMOND DE PAULA LABOURIAU

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 7930
Catalogação:  15/03/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7930@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7930@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7930

Resumo:
O presente trabalho é um estudo comparativo entre um modelo analítico de descontinuidade de tensões para vasos de pressão e o método numérico, de elementos finitos através de um software de simulação (ANSYS), neste caso um vaso de pressão com tampa reta. Também são apresentadas comparações entre diferentes tipos de análise no software a fim de se determinar o melhor modelo para o dado caso. Em primeiro lugar foram feitos os cálculos pelos métodos analíticos de descontinuidade de tensões. Estes cálculos foram implementados em um software de cálculo, o MatCad. As equações de descontinuidade nos permitem calcular as tensões principais, circunferencial e longitudinal exatamente no ponto desejado, na região de descontinuidade. Os modelos numéricos analisados diferem em seu tipo de elemento, os quais são: elementos de casca, elementos sólidos e axissimétricos. Cada um deles feito com um certo tipo de malha e no caso axissimétrico foram feitas malhas diferentes para efeito comparativo entre o tamanho dos elementos e conseqüentemente a quantidade dos mesmos. Feitos os modelos analítico e numérico, pôde-se fazer as comparações desejadas chegando-se à conclusão do projeto. Comprovou-se que os diferentes tipos do modelo numérico são parecidos, ou seja, com resultados pouco diferentes, mas que diferem mais quando estes modelos têm elementos de tamanhos diferentes. E ainda, estes resultados numéricos, diferem também relevantemente do resultado analítico, o que não impede a comprovação de um resultado coerente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui