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Título: ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS NO BRASIL: TRÊS ENSAIOS SOBRE A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELLE CARUSI MACHADO

Colaborador(es):  GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 7710
Catalogação:  27/01/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7710

Resumo:
O objetivo desta tese é analisar um dos aspectos da escolaridade das crianças brasileiras: a defasagem idade- série. No primeiro capítulo, analisamos a influência dos fatores familiares. Usamos os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1996 (PNAD/IBGE) e seu suplemento de mobilidade social, com indicadores sobre os avós. Identificamos o efeito da renda e do nível educacional dos pais sobre a defasagem das crianças usando três instrumentos: a oferta educacional dos pais, fatores familiares permanentes e a mudança no sistema educacional de 1971. Mostra-se que a renda familiar per capita e o nível educacional, dos pais têm efeito negativo na probabilidade da criança ter defasagem. Numa estimação probit ou de mínimos quadrados ordinários, o viés da escolaridade dos pais é para cima enquanto o da renda familiar é para baixo. No segundo capítulo, estudamos o efeito do status nutricional das crianças sobre a probabilidade de entrarem com atraso na escola usando a Pesquisa de Padrões de Vida (PPV/IBGE). Mostra- se que controlando pela renda e considerando a endogeneidade do status nutricional, crianças com uma melhor medida de altura/peso padronizada têm maior probabilidade de ingressarem aos 7 anos na escola. O terceiro capítulo aborda relações entre a proficiência do aluno da 4ª série e a dispersão de idade nas turmas. Usamos a base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2003 (SAEB/INEP-MEC) e uma técnica que controla fatores não observados da escola. Mostra-se que turmas mais heterogêneas na idade têm proficiência mais baixa e ter professor com nível de pós-graduação reduz o impacto negativo da dispersão sobre a proficiência.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF  
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