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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS NO BRASIL: TRÊS ENSAIOS SOBRE A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE Autor: DANIELLE CARUSI MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7710
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7710
Resumo:
Título: ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS NO BRASIL: TRÊS ENSAIOS SOBRE A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE Autor: DANIELLE CARUSI MACHADO
Nº do Conteudo: 7710
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7710&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7710
Resumo:
O objetivo desta tese é analisar um dos aspectos da
escolaridade das crianças brasileiras: a defasagem idade-
série. No primeiro capítulo, analisamos a influência dos
fatores familiares. Usamos os dados da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios 1996 (PNAD/IBGE) e seu
suplemento de mobilidade social, com indicadores sobre
os avós. Identificamos o efeito da renda e do nível
educacional dos pais sobre a defasagem das crianças
usando três instrumentos: a oferta educacional dos pais,
fatores familiares permanentes e a mudança no sistema
educacional de 1971. Mostra-se que a renda familiar per
capita e o nível educacional, dos pais têm efeito
negativo na probabilidade da criança ter defasagem. Numa
estimação probit ou de mínimos quadrados ordinários, o
viés da escolaridade dos pais é para cima enquanto o da
renda familiar é para baixo. No segundo capítulo,
estudamos o efeito do status nutricional das crianças
sobre a probabilidade de entrarem com atraso na escola
usando a Pesquisa de Padrões de Vida (PPV/IBGE). Mostra-
se que controlando pela renda e considerando a
endogeneidade do status nutricional, crianças com uma
melhor medida de altura/peso padronizada têm maior
probabilidade de ingressarem aos 7 anos na escola. O
terceiro capítulo aborda relações entre a proficiência
do aluno da 4ª série e a dispersão de idade nas turmas.
Usamos a base de dados do Sistema de Avaliação da
Educação Básica 2003 (SAEB/INEP-MEC) e uma técnica que
controla fatores não observados da escola. Mostra-se que
turmas mais heterogêneas na idade têm proficiência mais
baixa e ter professor com nível de pós-graduação reduz o
impacto negativo da dispersão sobre a proficiência.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |