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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO EM TERREIROS: E COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM CRIANÇAS QUE PRATICAM CANDOMBLÉ Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARISTELA GOMES DE SOUZA GUEDES
Colaborador(es): VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Número do Conteúdo: 7708
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7708
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO EM TERREIROS: E COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM CRIANÇAS QUE PRATICAM CANDOMBLÉ Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARISTELA GOMES DE SOUZA GUEDES
Colaborador(es): VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Número do Conteúdo: 7708
Catalogação: 27/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7708@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7708
Resumo:
Ricardo Nery, Paula Esteves, Joyce dos Santos, Jailson
dos
Santos, Luana Navarro, Tauana dos Santos, Tainara dos
Santos, Laremi de Oliveira, Noam Moreira e Felipe dos
Santos são crianças e adolescentes (Joyce e Jailson já
estão adultos) que praticam candomblé. Assim como muitas
outras, elas desempenham funções específicas, recebem
cargos na hierarquia dos terreiros e manifestam orgulho
de
sua religião. Muitas são iniciadas e, depois de um longo
aprendizado, estão preparadas para receberem os orixás.
Durante 13 anos, acompanhei, observei, entrevistei e
fotografei essas pessoas e as vi crescendo no terreiro.
Ao
mesmo tempo, busquei verificar como a escola se relaciona
com crianças e adolescentes que praticam candomblé,
principalmente depois da aprovação e aplicação da Lei de
Ensino Religioso no Rio de Janeiro (Lei 3459), que
estabeleceu o ensino religioso confessional no Estado. O
referencial teórico utilizado para atravessar essa ponte
entre o terreiro e a escola tem como perspectiva a
discussão sobre educação multicultural. É disso que trata
esta pesquisa.