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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CRIANÇAS, NATUREZA E EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7704
Catalogação: 24/01/2006 Liberação: 24/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7704
Resumo:
Título: CRIANÇAS, NATUREZA E EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA
Nº do Conteudo: 7704
Catalogação: 24/01/2006 Liberação: 24/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7704@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7704
Resumo:
Este estudo tem como pressuposto a idéia de que há uma
relação entre degradação das condições ambientais do
planeta e desatenção às necessidades e desejos das
crianças em espaços de Educação Infantil. Entendendo que
os seres humanos são, simultaneamente, seres de cultura e
de natureza; e que o pertencimento à natureza foi se
perdendo no processo de produção da visão de mundo
moderna, a pesquisa buscou elementos para a compreensão
das conexões entre esta visão dicotômica e o modo de
funcionamento de instituições educacionais. O referencial
para conectar os planos micro e macro-políticos foi
encontrado nos campos da ecologia, do feminismo e da
micropolítica.
A pesquisa de campo desenvolveu-se em parceria com uma
instância de formação da Secretaria Municipal de Educação
de Blumenau (SEMED), Santa Catarina; e envolveu
profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs), que
atendem à crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, em
horário integral. Através de uma investigação qualitativa
que inclui observação participante, questionários e
entrevistas, foram analisados os espaços físicos de 70%
dos CEIs de Blumenau, no que se refere à tempo ao ar livre
e contato com elementos do mundo natural, como terra,
areia, água e vegetação. A pesquisa inclui, ainda,
entrevistas com as profissionais que atuam junto às
crianças, buscando elementos para a compreensão do
conjunto de referências conceituais que definem um
cotidiano distanciado da natureza.
Os dados obtidos revelam concepções e práticas
educacionais coerentes com uma visão de mundo que separa
ser humano e natureza, corpo e mente, razão e emoção.
Nesta medida, contribuem para a reprodução de um modo de
funcionamento social que é gerador de desequilíbrio
ambiental, desigualdade social e sofrimento pessoal.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |