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Coleção Digital
Título: A ESTRUTURA ARGUMENTAL DE VERBOS NA PRODUÇÃO ELICIADA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE LINGUAGEM E MANIFESTAÇÕES DO DÉFICIT ESPECIFICAMENTE LINGÜÍSTICO-DEL NO PORTUGUÊS DO BRASIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): OLIVIA CRISTINA FERNANDES HAEUSLER
Colaborador(es): LETICIA MARIA SICURO CORREA - Orientador
Número do Conteúdo: 7689
Catalogação: 17/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7689@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7689@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7689
Resumo:
Título: A ESTRUTURA ARGUMENTAL DE VERBOS NA PRODUÇÃO ELICIADA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE LINGUAGEM E MANIFESTAÇÕES DO DÉFICIT ESPECIFICAMENTE LINGÜÍSTICO-DEL NO PORTUGUÊS DO BRASIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): OLIVIA CRISTINA FERNANDES HAEUSLER
Colaborador(es): LETICIA MARIA SICURO CORREA - Orientador
Número do Conteúdo: 7689
Catalogação: 17/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7689@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7689@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7689
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo principal discutir e
analisar a possibilidade de
se avaliar a expressão obrigatória de argumentos de verbos
como índice de
manifestação do Déficit Especificamente Lingüístico (DEL)
em Português do
Brasil (PB) e de prover uma marca clínica para o
diagnóstico do DEL com base
nessa análise. Tem ainda como objetivo ampliar a amostra
de crianças com
queixas de linguagem submetidas a uma avaliação
lingüística teoricamente
embasada, na construção do banco de dados do projeto
MABILIN (Módulos de
Avaliação de Habilidades Lingüísticas) do LAPAL
(Laboratório de
Psicolingüística e Aquisição da Linguagem), com vistas a
verificar os aspectos
lingüísticos mais atingidos no PB. Participaram desse
estudo crianças com
suspeita de DEL e crianças com desenvolvimento normal de
linguagem com 3 e 5 anos. Foram realizados sete
experimentos de produção eliciada que avaliam,
particularmente, a expressão de argumentos externo
(sujeito) e internos (objeto
direto, objeto indireto), assim como de adjuntos. Os
resultados obtidos sugerem
um comprometimento na condução da computação sintática da
estrutura
argumental de verbos em crianças DEL, o que resulta
particularmente na omissão
do sujeito em contexto sintaticamente obrigatório. Conclui-
se que a omissão do
sujeito no contexto obrigatório aqui caracterizado pode
ser tomada como um
índice do DEL no PB.